sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Movimentos Sociais

Etado, Classe e Movimentos Social
Classe Social Consciência de Classe e Luta de Classes


Para tratar das classes sociais no Modo de Produção Capitalista (MPC) é imprescindível compreendermos o sentido e o alcance das categorias capital e trabalho nessa ordem social.
1.1 - O capital no Modo de Produção Capitalista - O termo “capital” é uma categoria peculiar, específica do sistema capitalista, e, portanto o qualifica, o define, o determina. Deve ser entendido com base em duas dimensões:
a) - Determinação Econômico-política do Capital - A produção de mais-valia (pelo trabalhador) que valoriza o dinheiro e o transforma em capital. Com isso, o trabalhador é obrigado a vender sua força de trabalho ao capitalista para ter acesso aos meios de produção; o que nos leva ao capital como relação social.
b) - Capital como Relação Social – Nessa relação entre capital e trabalho, o trabalhador é despojado do produto do seu trabalho excedente; isso caracteriza uma relação de exploração: a apropriação privada pelo capital, da mais-valia produzida pelo trabalhador.
1.2 - O Trabalho: Dimensões Ontológicas e Histórica
O termo “trabalho” é usado de forma diversificada. A categoria trabalho, analisada na tradição marxista, remete também a uma dupla dimensão: ontológica e histórica.
a) - O trabalho como categoria ontológica do ser social.
b) - O trabalho no modo de Produção Capitalista (MPC).
2 - A Constituição das Classes Sociais no Modo de Produção Capitalista
*A estratificação social: castas, estamentos e classes
Castas - representam grupos hierárquicos e fechados, geralmente hereditários, sustentados em diferenciações como religião, raça ou etnia, culturas, ocupações e etc.
Estamentos - tratados por Weber (1976), têm origem em grupos com leis, direitos e deveres diferentes, em função da honra, e apresentam uma pequena mobilidade social, seja por mérito extraordinário, por casamento, ou por funções religiosas.
Diferentemente das castas e dos estamentos, as Classes conformam grupos sociais não definidos por questões hereditárias, nem por leis ou privilégios especiais que as diferenciem, remetendo a uma dimensão estritamente econômica, seja pelas diferenças no mercado ou na produção.
*Classes em autores pré-marxianos – O conceito de classe social já existe antes da obra de Marx, desde os economistas políticos clássicos até os socialistas utópicos.
*Classe social em Weber – O autor pensa a estratificação social em três dimensões: da riqueza, do prestígio e do poder.
*Classe social em Marx – trata as classes de forma diversificada e inacabada.
2.1 - O fundamento estrutural das principais classes no MPC
O lugar que ocupam e o papel que desempenham os indivíduos no processo produtivo, geralmente hereditário, fundamentados na honra; ascensão e descenso.
2.2 - A tendência à bipolarização das classes
Para Marx, no Capitalismo, as diversas classes tendem a se aglutinar em torno das duas (burguesia e proletariado). 
2.3 - Os níveis de concretização das classes e sua multiplicidade e heterogeneidade
Nem essa complexa multiplicidade e heterogeneidade de classes e subclasses deve infirmar a percepção da existência de duas classes fundamentais no MPC, nem a constatação de essas duas classes fundamentais deve anular a confirmação daquela complexidade múltipla de classes.
2.4 - Algumas Classes Sociais
 - Classe Burguesa - Classe Trabalhadora - Classe Trabalhadora e Desemprego - O Lumpem Proletariado - A Crescente "Classe Média.
2.5 - "Classe em Si" e "Classe para Si"
Condição Social (classe em si) e organização para a luta (classe para si) representam uma relação dialética do desenvolvimento das classes e, portanto, da nossa análise. 
3.0 - Consciência Social e Consciência de Classe
A consciência é determinada pela realidade social, e ela é condição para sua transformação.
3.1 - Caracterizãção da Vida Cotidiana
Cada indivíduo se percebe como ser singular, retalhando a possibilidade de construção de uma consciência humano-genérica ou de classe (Netto, 1989, p. 67-68).
3.2 - A primeira forma de Consciência Social, na Vida Cotidiana
O indivíduo passa a compreender o mundo a partir de seu vínculo imediato e particularizado, generalizando-o.
3.3 - Consciência e Alienação
- Na relação do trabalhador com o produto de seu trabalho - na relação do trabalhador com o ato da produção dentro do trabalho - na relação do trabalhador com o ser social.
3.4 - Consciência Reivindicatória e Sindical
É aquela que atinge como máximo um nível reivindicatório, e se desenvolve no trabalhador organizado em sindicatos, sem dispor de conhecimento científico e crítico da realidade social.

Um comentário:

  1. Gostei tudo que estudei hoje, encontrei aqui de forma resumida.Foi muito útil.

    ResponderExcluir