quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Administração e Planejamento



          LIDERANÇA

               A liderança é um dos conceitos mais intangíveis do mundo dos negócios. Veja o que Maquiavel disse sobre a gestão da mudança:

                          "Não existe nada mais difícil de segurar nas mãos, mais perigoso de conduzir ou de sucesso mais duvidoso do que assumir a liderança na introdução de uma  ordem das coisas: "Ele precisava, acima  de todas as coisas, manter seus homens bem organizados e treinados para que pudessem perseguir incessamente sua presa". (p. 219)
 
               Na concepção  de Maquiavel o líder tem que atingir seus objetivos não só de maneira amigável, mas, também de maneira perversa quando a necessidade exige.
 
               Outros tipos de liderança ressurgiram na década de 80, através de publicações inspiradas por militares. Eles acreditavam que seu aprendizado no exército sobre liderança poderia ser utilizado no mundo dos negócios, e a mais antiga abordagem é do escrito John Adair, do Reino Unido, que identificou uma lista de funções básicas sobre liderança  que são: Planejamento, Iniciação, Controle, Suporte, Informação e Avaliação. Ele afirma que a liderança é uma habilidade que pode ser aprendida como qualquer outra.
 
               Outra conclusão acerca da liderança é reconhecida através dos estudos de Warren Bennis, um norte-americano que se isnpirou nos estudos de Macgrecor, que temos capacidade de liderança e experiência em liderança. Entretanto, não sugere que a transformação prática dessa capacidade em um líder eficaz seja um processo direto, mas considera possível, embora exija tempo e dedicação.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário